PALESTRAS

Aqui você encontra os temas das principais palestras realizadas em empresas privadas, instituições públicas, associações, hospitais, grupos de RH, congressos, encontros empresariais, escolas e universidades.

PALESTRA: MINDFUL LEADERSHIP: COMO A ATENÇÃO CONDUZ A LIDERANÇA A MAESTRIA

A proposta desta palestra é apresentar o conceito da liderança consciente, proporcionando uma visão mais profunda e abrangente para o desenvolvimento de lideranças, incluindo métodos que proporcionem o cultivo de estados internos mais qualificados amparados em lucidez, presença, atenção e sabedoria. Demonstrar como o líder pode construir uma mente sábia, de forma autônoma, capaz de compreender a relação de causa e efeito entre modelos mentais, comportamentos e resultados. O participante é levado a refletir sobre os três elementos da maestria mental, sendo: (1) postura mental positiva; (2) presença e atenção e (3) cultivar habilidades, levando o líder a utilizar melhor seu potencial de sabedoria para construir resultados sustentáveis para si e para organizações.


PALESTRA: COMO O COACHING E MENTORING PODEM AJUDAR SUA EMPRESA A CRESCER?

Coaching e Mentoring são processos de orientação direta de pessoas, aplicados em questões de desenvolvimento de competências, desempenho e resultados profissionais e/ou pessoais que, através de diálogos estruturados, visam trazer novos entendimentos, ativar o potencial e possibilidades de cada pessoa para que construam projetos de vida ou carreira mais satisfatórios. Enquanto o Coaching é uma experiência de aprendizado que utiliza o repertório de conhecimentos do aprendiz, ativado por questionamentos construtivos, o Mentoring é um processo que envolve a influência e transferência de repertório de uma pessoa mais experiente para outra menos experiente. Nesta palestra é abordado como o líder pode utilizar-se dessas metodologias em sua rotina profissional, visando fortalecer uma cultura de desenvolvimento e aprendizado em suas equipes.


PALESTRA: A NEUROCIÊNCIA E OS VALORES DA LIDERANÇA

A liderança contemporânea tem recebido a influência de diversos conceitos. Neurociência e Gestão por Valores são dois conceitos bastante relevantes na atualidade. David Rock, fundador do NeuroLeadership Institute, desenvolveu o conceito SCARF®, um acrônimo de Status, Certainty (Certeza), Autonomy (Autonomia), Relatedness (Relacionamento) e Fairness (Equidade). É um modelo referenciado por pesquisas baseadas no funcionamento do cérebro, projetado para aumentar a autoconsciência social e melhorar a qualidade das interações diárias de um líder. O modelo fornece um meio de trazer consciência para a abordagem de liderança ao colaborar e influenciar os outros, ajudando a reconhecer as preocupações básicas dos outros e orientar os líderes na escolha de palavras, ações e comunicação mais adequadas para promover o engajamento. Em Gestão por Valores, apoiamos nosso referencial em dois autores – Richard Barrett e Simon Dolan, que abordam a aplicabilidade dos valores na gestão e na liderança, principalmente em ambientes que promovem a diversidade. Barret demonstra a interação dos valores pessoais, da cultura atual e da cultura desejada, organizando os valores e níveis de consciência em sete categorias que vão do interesse individual ao bem comum. Nos alerta sobre a transformação cultural e a importância de coerência entre a cultura declarada, a vivenciada e a desejada. Dolan demonstra o modelo triaxial, demonstrando as funções dos valores na gestão, categorizando-os em valores econômicos, éticos e desenvolvimento. A função dos valores é fortalecer propósito e balizar as ações de toda a equipe.


PALESTRA: A NOVA LIDERANÇA – O VALOR DOS SOFT SKILLS PARA GESTÃO

Segundo estudos na área de Recursos Humanos, o gestor brasileiro é bastante competente nos aspectos técnicos mas ainda deficiente nas chamadas soft skills (habilidades humanas). Essa palestra visa levar os gestores a refletir sobre os impactos das deficiências das competências humanas para a equipe e organização, demonstrando os benefícios de investir no desenvolvimento dessas competências para alavancar negócios e resultados.

 


PALESTRA: CONSTRUINDO UMA CULTURA DE SAÚDE NA ORGANIZAÇÃO

Um dos grandes desafios atuais das organizações é construir uma cultura de saúde para garantir resultados consistentes com sustentabilidade. A saúde é o segundo maior custo na área de recursos humanos e, naturalmente as lideranças de negócio possuem enorme responsabilidade para atuarem como patrocinadores de uma cultura que dissemine valores alinhados com políticas de sustentabilidade e felicidade no ambiente de trabalho. Este tema propõe discutir alguns caminhos para construção de uma cultura de saúde dentro da organização.


PALESTRA: TRABALHANDO POR PROPÓSITOS

As organizações têm como desafio fazer com que seus colaboradores incorporem em sua prática cotidiana, a visão, a missão e os valores da organização. Como fazer materializar os valores corporativos nas atitudes e relacionamentos dos colaboradores com clientes e entre eles? Como ajudar as pessoas a lembrarem que alcançar resultados é também realizar a visão e missão da organização? Como gerar um senso de pertencimento e responsabilidade pelo todo? Nesta palestra, é abordado como as lideranças e profissionais podem materializar os valores, ter clareza de propósito.


escola de pais 2015_07PALESTRA: LIÇÕES OLÍMPICAS PARA LIDERANÇA: O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS

Quais os modelos mentais que sustentam a performance e viabilizam resultados extraordinários? Como construir um estado interno de presença, atenção e foco que sustentam a maestria? Quais as analogias entre uma competição Olímpica e os desafios cotidianos de um líder empresarial? Desde 2008 Carlos Legal investiga os modelos mentais, comportamentos e desempenho de atletas Olímpicos, demonstrando como o trabalho interno e atributos como foco na ação, serenidade e presença viabilizaram resultados melhores. Essa palestra é consequência dessa observação, aliada a histórias de líderes que se destacaram por contribuições efetivas às suas organizações, ao aprenderem a construir estados internos mais qualitativos que resultaram em maestria, resiliência e resolução de problemas complexos.


PALESTRA: GESTÃO DA VITALIDADE: O ATLETA CORPORATIVO

Baseada em 20 anos de estudo e experiência de práticas que integram corpo e mente e inspirado pelo conceito de Atleta Corporativo encontrado no livro “Envolvimento Total: Gerenciando a Energia e não o Tempo” de Jim Loehr e Tony Schwartz, a palestra visa demonstrar estratégias para executivos, líderes e profissionais em como construir alta performance com base na gestão da energia e na integração das dimensões física (quantidade da energia), emocional (qualidade da energia), mental (foco da energia) e espiritual (propósito da energia) e na re-conexão com o fluxo estimulo e recuperação.


cropped-Grupo-Disal-Palestra-Gestão-do-Tempo-4-2.jpg

PALESTRA: GESTÃO DO TEMPO E QUALIDADE DE VIDA

 Os gregos possuem dois conceitos para o tempo – chronos e kairos. O primeiro trata de nossa relação com prazos, horários, o tempo das atividades e nos exige organização e planejamento para utilizarmos adequadamente o tempo. O segundo trata da qualidade, da presença, do quanto estamos inteiros nas atividades que realizamos e nos exige atenção plena e foco. Nesta palestra abordamos as principais características e diferenças do tempo do homem e da mulher profissional e como, com mais organização pessoal, planejamento e atenção, pode-se melhorar a performance.


SIPAT - Dom Pedro 2015 (8)PALESTRA: MENTE CONSCIENTE SEM ACIDENTES

 As iniciativas e investimentos em segurança no ambiente de trabalho para redução dos riscos de acidentes são crescentes. No entanto, ainda ocorrem acidentes. Com todos esses investimentos, reduziu-se o risco físico do acidente. Mas existe outro, invisível que são as causas intimas. Envolve o comportamento individual, a falta de concentração e de atenção devido ao estresse, cansaço físico e mental e problemas e desarmonias pessoais que inevitavelmente impactam a produtividade, gerando maior predisposição ao risco. Esta palestra tem por objetivo Sensibilizar sobre as causas pessoais do risco de acidentes e demonstrar como o comportamento pessoal e as negligencias com a própria saúde (falta de atividade física, falta de sono adequado e alimentação irregular e exagerada) predispõe o profissional ao risco de acidentes.


PALESTRA: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, hábitos e estilo de vida fazem parte dos principais determinantes de doenças na atualidade. Desenvolver ações que promovam uma melhor qualidade de vida entre seus colaboradores, passou a ser prioritário para organizações conscientes. Nessa palestra são apresentadas as ações de hábitos e estilo de vida saudáveis para promover a saúde e a qualidade de vida individual, pautadas no cultivo de exercícios físicos regulares, na alimentação saudável, evitando o álcool e o fumo, demonstrando dados estatísticos e como as pessoas podem ser estimuladas com ações simples e efetivas.


Palestra GC - Senac Americana 06_2013 - pense comigoPALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

O conhecimento é a fonte da inovação e sustentabilidade organizacional. No entanto, o conhecimento só pode ser criado pelas pessoas e uma organização não pode criar conhecimento sem pessoas. Deve apoiar as pessoas criativas e proporcionar contextos para a criação do conhecimento. Nesta palestra são abordados os tipos de conhecimento e o que é necessário para líderes e organizações construírem o contexto capacitante para criação e circulação do conhecimento.


PENSE COMIGO 04PALESTRA: CARREIRA E SAÚDE DA MULHER: COMO EVOLUIR PROFISSIONALMENTE, SE PRESERVANDO PESSOALMENTE

O interesse de pessoas e organizações por temas como qualidade de vida tem ganhado força nos últimos anos, em função da urgência na revisão e ampliação de valores pessoais e organizacionais que viabilizem um melhor bem-estar individual e coletivo para manutenção da performance. Segundo matéria publicada na Revista Exame, 62% dos brasileiros são sedentários e 40% correm o risco de desenvolver depressão ou outros distúrbios psicológicos no decorrer da carreira. Nesta palestra, com uma abordagem integral, demonstramos qual a relação entre sedentarismo e saúde mental e os impactos na performance profissional, e quais estratégias podem ser desenvolvidas para iniciar uma vida mais ativa, visando a promoção da saúde física e mental. Os desafios para o universo feminino e possíveis soluções.


Dow 2015 - Programa Mindfullness - 03PALESTRA: GESTÃO DO ESTRESSE NO TRABALHO

As crescentes exigências e pressões com os quais o profissional moderno precisa lidar tendem a gerar excessivo desgaste físico, mental e emocional, expondo-o a uma experiência negativa com o estresse, percebido através da ansiedade frente à mudanças e impactos negativos em sua saúde. O estresse é uma das principais preocupações em saúde ocupacional por parte das empresas na atualidade. Desenvolver estratégias e ferramentas para ajudar os colaboradores a gerenciar o estresse passou a ser uma prioridade para as organizações. Nessa palestra, dicas de saúde física, mental e emocional são apresentadas de forma bem humorada para sensibilizar os colaboradores sobre a importância do autogerenciamento do estresse.


escola de pais 2015

PALESTRA: FOCO, ATENÇÃO E MEDITAÇÃO NO TRABALHO

Atualmente, no ambiente corporativo, há um olhar mais atento sobre a qualidade do estado interno do individuo para viabilizar performance. Pesquisas em neurociência, que atualmente estudam profundamente os efeitos da meditação no cérebro e seus efeitos na saúde do corpo e da mente, confirmam que práticas meditativas contribuem para a construção de um estado interno mais favorável, que envolve a habilidade de autogerenciamento das emoções e criatividade, dando suporte para as afirmativas das tradições de conhecimento. A neurociência também afirma que hábitos saudáveis, atividades prazerosas e de relaxamento ajudam no nascimento de novos neurônios. A meditação é o fruto amadurecido da atenção e da concentração. Por este motivo, a atenção e concentração são práticas ativas que levarão o cérebro e a mente a conquistar melhor governabilidade, serenidade, foco, presença, consciência e inteligência emocional. Este programa tem como objetivo orientar a construção da prática de atenção e concentração para práticas meditativas, introduzindo referenciais teóricos que darão suporte para a construção da prática pessoal, com a proposta de gerar autonomia.


escola de pais 2015_02PALESTRA: RESILIÊNCIA E EQUANIMIDADE: COMPETÊNCIAS PARA SUPERAR DESAFIOS E GERENCIAR MUDANÇAS

 A resiliência é reconhecida atualmente como uma das principais competências para pessoas, líderes e organizações ajustarem-se a mudanças de forma rápida, apropriada e consistente, enquanto a equanimidade é uma maneira de ver e viver os acontecimentos com serenidade e atenção. A integração desses dois conceitos cria uma poderosa capacidade de percepção e presença que contribui para uma melhor qualidade no agir, enfrentamento do estresse e de adversidades.


PALESTRA: MOTIVAÇÃO: 800 KM SOBRE DUAS RODAS 

Em 1995, Carlos Legal e mais dois amigos participaram de uma viagem de bicicleta pelo litoral de São Paulo até Florianópolis. Durante os 16 dias da aventura, lições extraordinárias sobre motivação, perseverança, superação, companheirismo, generosidade, planejamento e “foco na jornada” foram vivenciadas. Por meio de uma metáfora com a vida cotidiana, a palestra visa sensibilizar sobre a importância do planejamento e estabelecimento da meta, do foco na jornada, na força interior de cada em superar os altos e baixos da aventura da vida e nossa capacidade de realização quando decidimos seguir o caminho.


CONTRATAÇÕES E CONVITES, ENTRAR EM CONTATO COM:

contato@legalas.com.br | (11) 99209-3462