Mindful Leadership: como a atenção conduz a liderança à maestria

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo” – Buda –

O conceito de Mindful Leadership ou liderança consciente, propõe uma visão mais profunda e abrangente para o desenvolvimento de lideranças, incluindo métodos que proporcione o cultivo de estados internos mais qualificados e o desenvolvimento de virtudes. A maior parte das teorias sobre liderança disponíveis não abordam essas questões, mantendo-se focadas em estilos comportamentais, ferramentas ou modelos.

Continue lendo Mindful Leadership: como a atenção conduz a liderança à maestria

A importância da atenção e das emoções para a neurociência

Meditação-e-a-Neurociência“A faculdade de trazer uma mente que vagueia de volta, vez após vez, é a raiz do julgamento, do caráter e da vontade.   Ninguém pode ser mestre de si mesmo sem atenção. Uma educação que melhore essa faculdade deve ser considerada a educação por excelência” – William James –

O grande mérito da neurociência tem sido evidenciar e mapear, cientificamente, conhecimentos sobre o cérebro, os comportamentos e a cognição humana que antes tínhamos como senso comum ou encontrávamos nas teorias comportamentais e na psicologia. Conhecer um pouco mais sobre neurociência tornou-se quase fundamental para profissionais que atuam nas áreas de desenvolvimento, coaching, mentoring e liderança, justamente por explicar como é possível aprender melhor e promover mudanças comportamentais e sociais aplicando-se os estímulos apropriados.

Continue lendo A importância da atenção e das emoções para a neurociência

Como dar um feedback bem dado?


Feedback

“Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me adulam, porque me corrompem.”

– Santo Agostinho –

 

O feedback bem dado é aquele que aponta comportamentos funcionais ou disfuncionais de uma pessoa, demonstrando seus impactos (positivos ou negativos) para a relação e para a organização e é imediato. No entanto, alguns cuidados preliminares são fundamentais:

Continue lendo Como dar um feedback bem dado?

Indo além dos atributos da liderança feminina

moana baby

“O mundo precisa de atitudes, não de opiniões. Opinião nenhuma mata fome ou cura doença”

– Angelina Jolie –

 

Durante o mês de março, tive o privilégio de participar de alguns eventos direcionados ao público feminino. Sim, eu era um dos pouquíssimos homens presentes nesses encontros, que abordaram desde a defesa pela igualdade de gênero, ações de combate a violência doméstica até mulheres acadêmicas e líderes de negócio bem sucedidas, que compartilharam suas histórias pessoais, inspirando o público com exemplos de superação, sobre o exercício da maternidade e o desenvolvimento da carreira.

Continue lendo Indo além dos atributos da liderança feminina

Como a neurociência pode te ajudar a ser um líder melhor?

neurociencia liderança“Grandes líderes mudam de estilo para levantar a auto-estima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar.”

– Sam Walton –

 

Neurociência é o estudo cientifico do sistema nervoso. Há alguns anos, os resultados dessas pesquisas têm amparado variados conceitos como neuromarketing, neuroaprendizagem, neuroliderança, entre outros. Como educador, penso que o grande mérito da neurociência seja evidenciar, cientificamente, conhecimentos sobre o comportamento humano que tínhamos como senso comum e derrubar outros que passaram a ser considerados mitos.

Continue lendo Como a neurociência pode te ajudar a ser um líder melhor?

Carlos Legal é entrevistado para Revista da GOL 176 – Nov. 2016

A Revista da GOL 176, nov. 2016, trouxe uma interessante matéria sobre comportamento, abordando a inteligência emocional e meditação para executivos. Fui um dos entrevistados, colaborando sobre minha visão sobre o assunto e minha experiência de mais de 15 anos com implantação de programas de yoga e meditação em empresas. A reportagem está na página 94. Basta clicar no foto da revista para ler on-line.

revista_gol_176

 

 

Workshop Aprendendo a Meditar

Atenção é uma faculdade mental que, quando cultivada, fortalece e qualifica nossa experiência no mundo. A meditação é o fruto amadurecido da atenção,da capacidade de manter o foco, de conectar o espaço interno com o externo, e despertar qualidades como lucidez, serenidade, vitalidade e ampliação da percepção de si mesmo, do outro e do contexto, que gera um estado de presença qualificado e nos ajuda a superar a reatividade e o piloto automático que nos afasta da eficácia na vida cotidiana. Pesquisas científicas comprovam os benefícios da meditação para diminuição do estresse, da ansiedade, do déficit de atenção, da depressão e da insônia. Também demonstram os benefícios para o desenvolvimento e fortalecimento de valores e qualidades humanas como compaixão, tolerância e resiliência. Meditação tem o propósito de ampliar nossa experiência de liberdade ao proporcionar melhor compreensão e intimidade com nossas emoções, pensamentos e sensações, criando um espaço interno de governabilidade e coerência. Este curso tem como objetivo orientar o participante na construção e no cultivo de sua prática de atenção e meditação, fornecer referenciais teóricos tradicionais e modernos que embasarão seu conhecimento para caminhar com autonomia e espirito critico.

Benefícios Individuais

  • Melhoria nas habilidades de gestão do estresse pessoal
  • Fortalecimento do foco e atenção
  • Serenidade e prontidão diante de desafios
  • Fortalecimento da equanimidade e resiliência
  • Capacidade de construção de estados internos qualitativos e de felicidade

Quando: 07 de setembro 2016 (quarta-feira) – das 8h30 às 17h30

Quanto: R$ 300,00

Onde: Vila Yoga – Av. General Ataliba Leonel, 3100 (Próximo a estação Parada Inglesa da linha azul do metrô)

CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR INSCRIÇÃO

Artigo: Mudar dói, mas é bom!

mudar doi“Toda mudança positiva… envolve um ritual de passagem. A cada subida para um degrau mais alto na escada da evolução pessoal, devemos atravessar um período de desconforto, de iniciação. Eu nunca conheci uma exceção”.

– Dan Millman –

 

Numa manhã fria de domingo, recebi o convite de um velho amigo para uma caminhada no parque. Foram duas horas de uma conversa extremamente nutritiva e edificante, sendo um dos principais assuntos, a mudança. Passei o resto do domingo digerindo e refletindo sobre esse tema e achei que seria um bom titulo para encerrar meu ciclo na Revista. Continue lendo Artigo: Mudar dói, mas é bom!